A unificação da ortografia da língua portuguesa é um sonho antigo, compartilhado entre brasileiros e portugueses, que foi concretizado por meio de um tratado internacional chamado "Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa", assinado em 1990, do qual Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste fazem parte.
Dessa forma, aprender as novas regras de acentuação e hifenização faz parte de um processo maior, levado a cabo em várias partes do mundo.
No Brasil, as novas regras entraram em vigor em 1º de janeiro de 2009, respeitando um período de transição que irá até 31 de janeiro de 2012. Embora esteja com os dias contados, atualmente, há uma perfeita convivência entre as normas ortográficas antigas e as modernas, sendo ambas aceitas como corretas nas provas escritas em geral. Isto é válido para textos oficiais, provas escolares, vestibulares e concursos públicos.
Para aqueles que desejarem se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do Decreto No 6.583, de 29 de setembro de 2008, disponível na página oficial www.planalto.gov.br.
Por Lucia Moreira
Responses
Leave a Response