Estudar para um concurso público não é uma tarefa fácil, mas também não tão complicada como se pensa, basta ter disciplina. Para ingressar em uma carreira de estabilidade financeira é preciso antes de tudo muita paciência, dedicação e disciplina para manter um ritmo constante.
A primeira etapa para entrar na carreira pública é estudar para alcançar o objetivo. Como vai ser este estudo é que precisa ser analisado, pois não pode seguir a regra de ‘quando eu tiver tempo’. O ideal é que se monte um plano de estudos diário, pois a mente se prepara e acostuma-se a raciocinar e com o tempo começa a fluir mais rápido o processo.
Faça um horário para estudar. Se você sempre estudar no mesmo horário todos os dias, a mente irá criar uma regularidade. A lógica é a mesma de ir para a escola quando criança: depois de uns dois dias acordando sempre na mesma hora, já não conseguimos acordar tão tarde e tudo surge automaticamente.
"Avise" ao seu cérebro que vai estudar. Escolha um lugar para ser seu local de estudo e deixe tudo ao seu alcance, eliminando interferências como levantar para tomar água, buscar uma borracha ou sair para comprar papel. Deixe seus livros sempre no mesmo lugar e a mente irá entender que é hora de estudar.
Monte uma grade horária de matérias. Por dia, o ideal é no mínimo duas e no máximo quatro matérias diferentes, dependendo de quantas horas você pretende dedicar ao estudo para um concurso público. Alterne sempre disciplinas que envolvem cálculos com leitura como matemática e português no mesmo dia, lógica e conhecimentos bancários em outro. Assim evita o cansaço mental e irá render bem mais.
Determine a quantidade de capítulos que terá que ler por dia. Com metas, é muito mais fácil chegar a um objetivo maior que é ler todo o conteúdo. Caso o assunto seja muito extenso, faça revisões ou responda questões após a leitura de certo numero de páginas.
Por Lidianne Andrade
Concursos Públicos, Dicas, Estudo, Vagas
Responses
Leave a Response